Psicóloga Infantil Petrópolis

A psicóloga infantil é uma profissional que precisa saber utilizar técnicas que sejam efetivas para crianças. Isso porque, na maioria das vezes, a personalidade delas é diferente da dos adultos.

Pode ser difícil para os pais entender os filhos e mais ainda confiar em uma outra pessoa. Pois, mesmo que ele possa ser muito útil nesse processo, ainda existe um certo estigma. Por isso, este artigo é para te ajudar a entender melhor porque e como escolher um.

O que é a psicologia infantil?

É um ramo da psicologia dedicado a acompanhar os processos mentais da infância. Assim, a psicóloga infantil auxilia as crianças ao longo de suas descobertas e mudanças. De modo que, trabalhe com cuidado as novidades vividas, sejam elas:

  • Emoções;
  • Percepções;

A personalidade do paciente deve ser respeitada, pois ela é uma pessoa capaz de criar pensamentos próprios. Por isso, essa área busca compreender o comportamento e a forma de expressar-se. Assim, ela analisa as formas como:

  • Falam;
  • Sentem;
  • Geram conhecimento;
  • Criam imagens;
  • Constroem relações.

Esses aspectos são abordados a partir da experiência de cada um. Logo, uma psicóloga infantil tem métodos flexíveis, com atividades lúdicas e dinâmicas. Pois, possui o intuito de detectar conflitos e ressignificar eventos, lidando com traumas e felicidades.

Todo cuidado aqui é necessário para evitar que qualquer repressão seja causada. Dessa forma, busca-se elaborar vivências e dar sentido ao mundo que rodeia a criança. Portanto, elas recebem alternativas melhores para lidar com seus conflitos internos.

Quais os benefícios de contar com uma psicóloga infantil?

O acompanhamento profissional faz com que os pacientes tenham a chance de fortalecer seu desenvolvimento. Logo, de um modo geral, melhora sua independência e autoconfiança para lidar com suas próprias questões.

A psicóloga infantil é útil para crianças que passaram por algum evento traumático. Mas, também pode auxiliar as pessoas que parecem não sofrer nenhuma dificuldade. Pois, ela irá valorizar aspectos positivos e ajudar na progressão constante de cada um.

O trabalho do especialista pode ser realizado em diversos locais, seja unificado ou em grupos. Assim, ele tem forte ligação com algumas áreas da pedagogia, devido a necessidade de abordagens diversas.

Seu objetivo é mapear os conflitos mentais existentes e encontrar formas satisfatórias de resolvê-los. Logo, eles podem estar presente em consultórios ou mesmo em instituições escolares.

Quando começar a frequentar

Não há limite de idade para iniciar o cuidado com o estado emocional da criança. Por isso, quanto antes for colocado em prática, melhor para o desenvolvimento da mesma. Afinal, cuidar da saúde mental na infância significa prevenir problemas futuros.

5 dicas para escolher uma psicóloga infantil

Para selecionar um profissional que te ajude ao longo dessa trajetória é preciso ter alguns critérios. Portanto, veja dicas para que você saiba escolher o perfil que mais adeque-se.

Conheça as metodologias e especializações

Como a área é muito ampla, diferentes tipos de  técnicas podem ser usadas. Então, conheça quais são e veja se elas encaixam-se para sua criança.

Peça indicação

Fale com outras pessoas que conheçam o trabalho para que elas possam explicar sua visão. Isso ajuda a entender como serão construídos os processos e as abordagens.

Como psicóloga em Petrópolis, atuo em psicoterapias para diferentes idades, inclusive crianças, buscando ajudar os pacientes a terem qualidade de vida.

Confira o preço

Cada profissional tende a ter uma média de valores que condizem com sua experiência e metodologia. Então, escolha um que seja coerente com a sua realidade nesses aspectos.

Escute seu filho

As crianças, assim como os adultos, têm suas preferências. Por isso, é importante entender se ela está confortável com o especialista. Para que assim, o acompanhamento seja realmente eficiente e tenha resultados.

Avalie as credenciais do profissional

Verifique se as especializações e cursos que ele possui condizem com o tratamento específico. Logo, com todas essas dicas é possível encontrar alguém que consiga resultados positivos no desenvolvimento de seus filhos.

VEJA ONDE ATENDO COMO PSICÓLOGA INFANTIL EM PETRÓPOLIS

WhatsApp chat